Edital de Criação da Logomarca da Semana do Bombeiro  - BG 080

Período de inscrição 04/05/2017 a 02/06/2017

Super User

Super User

1234

 

   O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá recebeu na manhã desta quarta - feira, 29, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a qual foi recebida pela Banda de Música da corporação.

  O Comandante Geral do CBMAP, Cel Marcelo Magno Bispo Corrêa, recebeu a imagem vinda da Câmara de Vereadores, momento este que deu início a Missa em homenagem à Santa, conduzida pelo Bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Conti.

   A Missa contou com a presença de militares, familiares e sociedade. O Bispo levou os presentes a refletir sobre a importância de termos em todos os momentos, bons ou adversos, atitudes de amor e fraternidade. Após a Missa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré partiu em direção ao Hospital de Emergência, ao som da Banda de Música do CBMAP.

   O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá tem a honra de convidar seus militares e a comunidade amapaense para participarem da Missa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que marca a visita da Santa à nossa corporação. O evento ocorrerá na Quadra do Quartel do Comando Geral, sito Rua Hamilton Silva, nº 1647, bairro Santa Rita, no dia 29 de setembro (terça - feira) às 8h30. 
   "Nossa Senhora me dê a mão. Cuida do meu coração. Da minha vida. Do meu destino. Do meu caminho, cuida de mim!"

IMG 20150924 WA0000

   Na quarta-feira, 23, aconteceu em um dos principais pontos turísticos da cidade, Marco Zero do Equador, o Equinócio da Primavera, fenômeno que marca o alinhamento do sol com a linha imaginária do equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta e faz o dia e a noite terem a mesma duração.

   O fenômeno pôde ser visto claramente pelos presentes que foram conferir as programações preparadas especialmente para o momento, através da sombra do sol refletida no obelisco do monumento em Macapá. O evento acontece duas vezes por ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas ao estado.

   Ao som de um belíssimo repertório da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), a equipe de salvamento em altura da corporação realizou apresentações de rapel no monumento da linha imaginária do equador, o que transformou o fenômeno em um grande espetáculo aos olhos de quem foi prestigiar.

3

No período de 13 julho à 18 de setembro de 2015, o CBMAP, através da Diretoria de Ensino e Instrução – DEI, coordenou os Cursos de Habilitação de Oficiais da corporação (CHO BM), o qual foi aplicado à 03 (três) quadros distintos, sendo eles: Quadro Administrativo – CHOA BM, com a participação de 11 militares; Quadro Especial – CEHO BM, com a participação de 10 militares e Quadro de Músicos – CHOM BM, com 11 participantes.

O curso dispôs de uma carga horária total de 580 horas/aula, que se destinou a habilitar a Praça Bombeiro Militar ao desempenho da carreira de Oficial Bombeiro Militar do quadro o qual faz parte.

Durante o curso os militares obtiveram preparação teórico/prático, com conhecimento geral e técnico profissional necessário ao bom desempenho das atividades inerentes ao posto acima correspondente diante à nova responsabilidade funcional da Instituição Bombeiro Militar, de acordo com as legislações em vigor.

À frente do curso estiveram 19 (dezenove) instrutores compromissados com o que foi proposto, com destaque o comprometimento e o companheirismo de cada militar, mas acima de tudo, a imparcialidade devido às novas situações que com dever de justiça terão que apurar.

2222222

Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para a oficina de Combate a Incêndio Real no Simulador Tipo Contêiner. A atividade acontecerá no XV Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás entre os dias 11 e 13 de novembro de 2015, em Goiânia.

A oficina permitirá aos participantes verificar o comportamento do fogo e, ainda, reforçar o uso correto e as limitações dos EPI`s e a aplicação de métodos para testar e resfriar o ambiente para retardar o flashover.

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem acessar o site http://senabom.bombeiros.go.gov.br/2015/

Defesa Civil Estadual

06 Abril 2015
Publicado em Área de Atuação

A Coordenadoria Estadual de Devesa Civil é o órgão central do Sistema Estadual de Defesa Civil, encarregado do planejamento, da orientação técnica, da coordenação, da supervisão e do controle das ações de defesa civil. 

Segundo o decreto N° 2375 de 31de Julho de 2006, que regulamenta o artigo 15, da Lei nº 0901, de 01 de Julho de 2005 (esta lei organiza e fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com sua estrutura organizacional, terá caráter permanente e será subordinada diretamente ao Governador do Estado. Ainda estabelece que o Regimento Interno e o Manual das atribuições dos cargos e funções da CEDEC serão regulamentados por Portaria do Comandante Geral.

ATRIBUIÇÕES DA CEDEC
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil compete:
I - articular, coordenar, fiscalizar e gerenciar as ações de defesa civil em nível estadual;
II - manter atualizadas e disponíveis as informações relacionadas com a defesa civil, especialmente estudos de ameaças e de iminências de riscos;
III - elaborar e implementar planos diretores de defesa civil, planos de contingência e de operações, bem como programas e projetos relacionados com o assunto; 
IV - mobilizar recursos humanos e materiais necessários às ações de defesa civil;
V - promover a capacitação de recursos humanos para as ações de defesa civil, em articulação com os órgãos estaduais e municipais especializados;
VI - sistematizar e integrar informações no âmbito do Sistema Estadual de Defesa Civil;
VII - receber, analisar e opinar sobre os relatórios e pleitos relativos à declaração de situação de emergência e estado de calamidade pública;
VIII - prestar apoio técnico e administrativo ao Conselho Estadual de Defesa Civil;
IX - coordenar e promover, em articulação com os municípios, a execução das ações conjuntas dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil;
X - manter intercâmbio com os órgãos federais, estaduais e municipais de defesa civil;
XI - manter o órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, informado sobre as ocorrências de desastres e atividades de defesa civil;
XII - propor à autoridade competente a homologação, e em casos excepcionais a decretação, de situação de emergência e de estado de calamidade pública, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil;
XIII - promover e apoiar a implementação e o funcionamento das Comissões Municipais de Defesa Civil, ou órgãos correspondentes, e dos Núcleos de Defesa Civil, ou entidades correspondentes;
XIV - orientar as vistorias de áreas de risco, intervir ou recomendar a intervenção preventiva, o isolamento e a evacuação da população de áreas e de edificações vulneráveis;
XV - realizar exercícios simulados em parcerias com os municípios para treinamento das equipes e aperfeiçoamento dos planos de contingência; e
XVI - dar prioridade ao apoio às ações preventivas e às relacionadas com a minimização de desastres.

O Atendimento Pré-hospitalar é regido pela Portaria 2048 do Ministério da Saúde de 05 de Novembro de 2002.

O Corpo de Bombeiros Militar enquadra-se dentro de Atendimento Pré-hospitalar Móvel, sendo que para prestar o serviço à sociedade possui Ambulâncias de Resgate e de Suporte Avançado. As ambulâncias de Resgate são utilizadas para prestar atendimento em locais de difícil acesso ou acidente e conta com três profissionais militares, sendo um motorista e os outros dois profissionais com capacitação em salvamento e suporte básico de vida. As ambulâncias de Suporte Avançado são voltadas para atendimento pré-hospitalar de pacientes que necessitem de cuidados médicos intensivos e conta com presença de três bombeiros, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico.

Salvamento

06 Abril 2015
Publicado em Área de Atuação

O Corpo de Bombeiros do Amapá realiza atividade de Busca e Salvamento Terrestre, Aquático e em Altura.

Nas Unidades Operacionais dos Bombeiros, existe uma viatura (VTR) destinada à atender ocorrências de Salvamento, o auto-busca salvar - ABS ou o auto-bomba salvar rápido ABS-R 

As ocorrências rotineiras são: resgate de vítimas em poço, buracos e fossas; acidente com vítima presa em ferragens; paciente psiquiátrico; corte de árvores que colocam em risco a vida e o patrimônio; alagamento; captura de animais peçonhentos que estejam trazendo risco à vida. 
A guarnição que compõe o ABS é composta, em geral, de cinco militares: 01 condutor e operador de máquinas e equipamento, 01 comandante da guarnição e 03 resgateiros.
As atividades de Busca e Salvamento fica a cargo da 9ª Companhia Independente do Comando Operacional Especial que fica localizada em Fazendinha. 
No salvamento aquático são utilizados: voadeiras com motor de popa, jet sky, coletes salva-vida e flutuadores, nadadeiras, equipamento de mergulho entre outros.
Os militares que atuam na área de Salvamento recebem treinamento especializado desde seu ingresso no Corpo de Bombeiros através do Curso de soldado. Posteriormente, o treinamento ocorre em instruções nos expedientes de cada companhia, estágios de salvamento aquático, terrestre e em altura e Cursos específicos de Salvamento, para os militares que passarem no teste de seleção, que são disponibilizados pela Diretoria de Capacitação de Recursos Humanos - DCRH. 

Combate a Incêndio

06 Abril 2015
Publicado em Área de Atuação

A atividade de Combate à Incêndio é realizado no Estado do Amapá pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de equipamentos e pessoal especializados para tal.

O Material utilizado são viaturas auto-bomba tanques que tem capacidade para 5.000 e 6.000 litros de água, bem como: mangueiras, esguichos, divisores, escada, cabos, aparelho de respiração autônomo, picareta, machados, enchadas, pás, mochila costal e equipamentos de proteção individual (capacete, luva, capa de aproximação, balaclava).
As viaturas de Combate à Incêndio ficam localizadas em pontos estratégicos: uma na 1ª Companhia Independente do Comando Operacional da Capital - 1ª CI/COC, que atende a zona sul da cidade de Macapá; uma na 2ª CI/COC, que atende ocorrências na zona norte da capital amapaense, uma em Fazendinha, outra no município de Santana e uma no município de Laranjal do Jari. 
A guarnição que atua diretamente no combate à incêndio é composta por oito militares sendo divididos nas seguintes funções:
  • Condutor e Operador de Máquinas e equipamentos; 
  • Comandante da Guarnição; 
  • Chefe da 1ª Linha; 
  • Ajudante da 1ª Linha; 
  • Chefe da 2ª Linha; 
  • Ajudante da 2ª Linha; 
  • Chefe da 3ª Linha; 
  • Ajudante da 3ª Linha. 
Esses militares recebem treinamento especializado desde seu ingresso no Corpo de Bombeiros através do Curso de soldado, bem como, através de instruções que ocorrem nos expedientes de cada companhia e estágios de Combate à Incêndio Urbano que são disponibilizados pela Diretoria de Capacitação de Recursos Humanos - DCRH.

O prédio anexo onde atualmente está o 1º Grupamento Bombeiro Militar foi inaugurado no ano de 2001 pelo então Comandante Geral Cel PM Marques. O espaço já foi utilizado como Comando Geral, 1º Batalhão e 1ª Companhia Independente da Capital. Atualmente temos o quartel do 1ºGBM, Corregedoria e o Centro de Comunicação. O quartel conta com um efetivo de 164 militares divididos nas mais diversas funções Bombeiro Militar, inclusive a Seção de Combate a Incêndio-SCI localizada no aeroporto. A unidade é comandada pela Sra. Ten Cel Arlete Sandra Claudino Picanço. e tem como Subcomandante o Sr. Cap José Marcelo Coelho Guedes. O 1ºGBM atende todos os tipos de ocorrências fins, sendo que se tem um maior número de atendimentos na área pré-hospitalar.

Contamos com as viaturas:

  • 1º GBM - slide2
  • 1º GBM - slide3
  • 1gbm_slide4
  • 1gbm_slide1
  • 1gbm_slide6
  • 1gbm_slide5

Nosso Endereço

 

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá está localizado

no endereço abaixo.

Rua Hamilton Silva nº 1647 - Santa Rita | CEP: 68.900-068

Curta nosso Facebook

Entre em Contato

Use um dos meios abaixo para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, para telefones de outros setores consulte a lista clicando aqui.

(0xx96) 2101-2150 cbmap@cbm.ap.gov.br

Redes Sociais

Fique Conectado ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá através de nossas Redes Sociais, interaja conosco e fique sempre informado sobre os nossos serviços .

 

Emergência Ligue 193

Para acionar o Corpo de Bombeiros Militar, ligue 193, ou ligue para o CIODES (190)

*Lembre-se, trote é crime, não tome esse tipo de atitude que pode deixar alguém que realmente precisa, esperando!

  alozinho carros

 

 

Emergência 193, clique aqui!